HASH11, exposição global ao Mercado de Criptoativos

Alternativa para quem deseja ter exposição a uma cesta composta pelas principais criptomoedas do mercado com a mesma simplicidade de se adquirir uma ação comum, o HASH11 é considerado o ETF de criptomoedas da Bolsa de Valores do Brasil.

O QUE É HASH11?

O ETF HASH11, ou ETF de criptomoedas, tem tido cada vez mais destaque no cenário de investimentos de renda variável. 

O HASH11 é o ticker de um fundo de índice (ETF) chamado Hashdex Nasdaq Crypto Index, ativo negociado na Bolsa de Valores Brasileira (B3). 

Este índice busca refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos, oferecendo exposição diversificada, com custódia segura, liquidez e simplicidade para portfólios de todos os tamanhos.

Mas antes de avançarmos no conceito de HASH11, precisamos ter certeza que você sabe o que é um ETF. 

ETF (EXCHANGE TRADED FUNDS)

ETF é um fundo composto por cotas que replicam o comportamento das ações pertencentes a um índice, rentabilizando conforme a sua variação. Na prática, são fundos de investimentos que replicam o desempenho de índices do mercado, como Ibovespa e Nasdaq, por exemplo. A parte legal para quem não se sente preparado para investir sozinho, é que a gestão de ETF é feita por especialistas.

Para saber mais sobre o que é um fundo de índice, continue lendo.

Por meio dos ETFs é possível investir em mercados fora do Brasil e agora, com o HASH11, também em criptomoedas.

COMO FUNCIONA O INVESTIMENTO HASH11?

Você já sabe que o HASH11 é um ETF, ou seja, que ele replica algum índice dos principais mercados financeiros. No caso do HASH11, o índice é o NCI (Nasdaq Crypto Index), desenvolvido pela Nasdaq, em conjunto com a Hashdex, composto pelos principais criptoativos do mercado.  

O HASH11 segue o padrão de boa parte dos ativos negociados na Bolsa. Isso significa que você pode lucrar a partir da compra de ativos por um preço e vendê-los por valor maior. É importante que o investidor entenda como funciona o mercado para conseguir os melhores resultados para os seus investimentos. 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE INVESTIR NO HASH11:

Investir no HASH11 pode trazer excelentes resultados financeiros. Há algumas vantagens que são muito relevantes e que poderão te ajudar na hora de decidir se vale a pena.   

VANTAGENS

Uma das principais vantagens em investir em HASH11 é a segurança e credibilidade dada pelo fundo, bem como, o respaldo da B3. Isso quer dizer que toda a regulamentação do ativo passa pelo aval da CVM e Anbima, instituições responsáveis por proteger o mercado de renda variável.  

Outra vantagem diz respeito à diversificação, já que investir em um ETF de criptomoedas é uma boa estratégia para não depender do desempenho de apenas uma moeda.

Facilidade na declaração do Imposto de Renda é mais uma das vantagens de se investir em ETF’s do que ter criptomoedas. As informações necessárias à declaração são apresentadas de forma descomplicada e acessível pela corretora. Já o investimento direto em criptomoedas costuma ser mais complexo.

Mas, como tudo na vida, se há vantagens há também desvantagens.

DESVANTAGENS

Devido à forte volatilidade do mercado de criptomoedas o investimento nesse tipo de ativo precisa ser feito levando em conta uma boa estratégia de gerenciamento de risco

Sendo assim, indicado para os perfis de investidores mais arrojados.

Há também a taxa de administração sobre o fundo, e isso pode ter um certo impacto sobre a rentabilidade alcançada. A taxa do HASH11 é de 0,30% ao ano.  

QUAL A COMPOSIÇÃO DO HASH11?

O HASH11 é composto pelos ativos mais relevantes do mercado de criptomoedas, e não representa apenas o Bitcoin, como muitos pensam. Ele possui ainda outros 9 criptoativos, ainda que em menor participação. 

A composição do HASH11 no fechamento de 22/03/2022, em percentual, é: 

  • Bitcoin – 70,00
  • Ethereum – 26,93
  • Litecoin – 0,65
  • Chainlink – 0,44
  • Polkadot – 0,43
  • Bitcoin Cash– 0,39
  • Stellar – 0,34
  • Uniswap– 0,28
  • Axie Infinity– 0,21
  • Filecoin– 0,17
  • The Sandbox – 0,17

Com rígidos critérios de elegibilidade, o índice reúne as principais criptos. Sendo recalculado trimestralmente. 

Para ser elegível, o criptoativo precisa atender aos seguintes critérios:

  • Preço flutuante;
  • Negociado em pelo menos 3 corretoras de cripto qualificada;
  • Suportado por pelo menos 2 custodiantes institucionais;
  • Alta liquidez;
  • Representação do mercado mínima de 0,5%.

COMO É A TRIBUTAÇÃO DO HASH11?

De maneira geral, 15% de IR sobre o ganho de capital para alienação de cotas no mercado secundário. 

Não há IOF e come-cotas. 

O imposto de renda deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao da operação via DARF.

COMO INVESTIR EM HASH11?

O investimento em um ETF se dá pela compra de cotas negociadas na B3, permitindo que o investidor compre ou venda cotas a qualquer momento (se houver liquidez), via seu home broker.

Você já aprendeu nesse artigo que investir em criptomoedas pode ser uma estratégia interessante para quem deseja aumentar o seu patrimônio. Outro ponto identificado é que se trata de um investimento de alta volatilidade, sendo fundamental a diversificação da carteira de investimentos para controlar os riscos.

Para saber se investir em criptomoedas é interessante para você, identifique o seu perfil de investidor e sua tolerância ao risco.

Como falamos, um ETF costuma ser composto por moedas variadas, o portfólio fica um pouco menos exposto a riscos.

Agora, veja o passo a passo de como investir no HASH11:

  • Ter uma conta em uma corretora de valores: A XP Investimentos oferece um bom canal de comunicação e uma boa plataforma de apoio, além de ser parceira Solutio.

  • Dinheiro na conta: Para realizar a compra das cotas, busque o ticker HASH11, escolha quantos lotes deseja comprar e envie sua ordem ao sistema.

  • Acompanhe seus investimentos: Com a ordem executada, você passa a ter o HASH11 em sua carteira. A partir daí é muito importante ficar atento ao desempenho do ativo no mercado.

MAS, QUAL É O PREÇO DO HASH11?

As cotas de um ETF são negociadas de maneira similar às ações, com sua cotação variando segundo o valor dos ativos subjacentes e a oferta e demanda na B3. 

Na data desta publicação, a cotação do HASH11 estava na casa dos R$22,42. Como o lote mínimo para a compra é de 1 cota, seria preciso desembolsar R$22,42 para fazer um aporte nesse ativo.

Gostou de saber mais sobre o que é HASH11 e todas as suas condições e possibilidades? Separamos outros artigos para continuar a sua leitura sobre criptomoedas. Confira:

NFTs as artes de milhões

O que é metaverso e o que ele tem haver com seus investimentoss

Por Bianca Siqueira

Invista com a Solutio

Possui conta na XP?

Escolha a sua assessoria