Conheça 5 mitos sobre o mercado de ações

Acreditar que investir em ações é como apostar é um dos mitos principais.

Quem nunca ouviu dizer que investir na Bolsa de Valores é o mesmo que apostar em um cassino? Ou que para aplicar em ações é necessário ter muito dinheiro? O mercado acionário é cercado de mitos que muitas vezes afastam os investidores, especialmente aqueles que estão dando os primeiros passos.

O site Business Insider listou alguns mitos da Bolsa de Valores:

1 º mito – Investir em ações é como apostar – Muitas pessoas deixam de investir em ações por conta desse mito. Algumas acreditam que as oscilações de um papel na bolsa dependem apenas de sorte – o que é um grande erro. Isso porque o preço da ação reflete a saúde financeira da empresa e sua capacidade de gerar resultados.

É claro que diversos fatores econômicos também vão impactar o comportamento do papel, mas, no longo prazo, as ações com bons fundamentos e bem conceituadas tendem a se valorizar. Por isso é importante estudar e tentar entender os motivos que podem fazer uma ação subir ou cair – e lembrar que investir na bolsa não é uma aposta.

2 º mito – O mercado de ações é exclusivo para quem tem muito dinheiro – Outro mito sobre a Bolsa de Valores é que este mercado é exclusivo para quem tem muito dinheiro para investir. Isso não é verdade, já que é possível comprar ações por valores baixos. É claro que, para montar uma carteira diversificada, com papéis de empresas de boa qualidade e de setores diferentes, é preciso algum capital disponível (alguns especialistas apontam que com cerca de R$ 10 mil já vale a pena comprar as ações diretamente – claro, desde que você acredite no potencial da empresa).

Há também outras formas de investir em ações, por meio dos fundos ou comprando ETF’s (fundos de índices, que replicam o desempenho de algum índice da Bolsa). Dessa forma, com pouco dinheiro, o investidor consegue uma carteira com vários papéis de setores distintos.

3 º mito – Só é possível ganhar com a bolsa em alta – Se você pensa que só é possível ganhar no mercado acionário quando as ações se valorizam, está enganado. Isso porque existem operações em que o investidor pode operar vendido, realizar travas de baixa (com opções) ou até vender mini-índice Bovespa no mercado futuro.

Neste tipo de operação, quanto mais o mercado cai, mais ganha-se em rentabilidade. Entretanto, assim como para ganhar no mercado em alta, para se dar bem no mercado em baixa é necessário acertar a tendência.

4º mito – Quando a bolsa está caindo, não é momento de entrar – Se você acha que quando a bolsa está caindo o melhor é ficar bem longe dela, você está perdendo muitas oportunidades. Especialistas apontam que quando a bolsa apresenta grandes baixas, como as que têm acontecido ultimamente, pode ser uma boa hora para entrar no mercado. Isso porque, muitas vezes, o pessimismo faz com que boas ações, de empresas com bons fundamentos fiquem “baratas”, sendo negociadas por um preço abaixo do que realmente valem.

Para saber quais empresas que se enquadram é importante fazer uma análise dos seus números e múltiplos, ou buscar ajuda de especialistas. Também é preciso ter muito cuidado com mercados em tendência de baixa e comprar ações pensando sempre no longo prazo – caso contrário, as chances de perdas aumentam.

5 º mito – Para investir na Bolsa é preciso acompanhar o mercado diariamente – Algumas pessoas acreditam que para investir no mercado acionário é preciso ficar atento diariamente aos gráficos, às notícias e cotações de todas as ações que você possui, mas isso não é necessário – apenas investidores de curto prazo precisam ficar ligados no mercado dessa forma.

Se você analisou a empresa e acredita no seu potencial de alta no longo prazo, os movimentos diários não devem ter tanta influência. Neste caso, o mais importante é fazer revisões periódicas na carteira e se necessário, rebalancea-la. Caso alguma notícia ou acontecimento impacte de forma definitiva alguma empresa que você possui, então você deve analisar e decidir o que fazer com o papel.

Por Diane Baronio

Invista com a Solutio

Possui conta na XP?

Escolha a sua assessoria