Renda não tão “Fixa” assim, entenda a marcação a mercado

Desde a última segunda (02), os distribuidores de investimentos, como bancos e corretoras, vão precisar “marcar a mercado” o valor de alguns títulos de renda fixa.

  

Já deu uma olhada no seu extrato da renda fixa este ano?

Se você já possui investimentos em renda fixa, ou está pensando em investir neste começo de ano, leia este texto com extrema atenção! Janeiro chegou com as novas regras da marcação a mercado da renda fixa. 

Isso significa que a forma como você sempre acompanhou a evolução dos seus investimentos no aplicativo de sua corretora mudou.

Na prática, trata-se de uma maneira diferente e mais transparente de mostrar ao investidor o quanto realmente valem suas aplicações em renda fixa em tempo real, algo que a então marcação na curva acabava “mascarando” essa informação.

Lembre-se sempre: a renda fixa só é fixa mesmo no caso de se levar o papel até o vencimento.

 

Como era até dezembro, com a marcação na curva?

Na verdade, ambas são complementares. A marcação na curva é útil para o investidor de longo prazo e para o investidor que pretende manter seus títulos até o vencimento. Independentemente das condições de mercado, a marcação na curva apresenta ao investidor a rentabilidade final de um título.

➡ ️CDBs (Certificado de Depósitos Bancários), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) continuam com marcação na curva.

 

Como será agora com a marcação a mercado?

A marcação a mercado vai permitir que investidores pessoa física consiga acompanhar, dia a dia, quanto vale o patrimônio que adquiriram. Esse processo nada mais é do que a atualização do valor desses papéis segundo os preços pelos quais estão sendo negociados no mercado de acordo com a oferta e demanda.

➡ ️Entram na nova regra CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), Debêntures e Títulos públicos adquiridos via tesouraria dos bancos ou corretoras. 

 

Essa atualização é boa ou ruim?

A marcação a mercado sempre existiu, por exemplo, para ações, fundos imobiliários, fundos de investimento, etc., o investimento, em si, não vai mudar em nada. O que muda é apenas a exibição do extrato. 

Se você olhou seu extrato de renda fixa este ano, pode ter ficado com dúvidas e até alguma ansiedade desnecessária, especialmente se adquiriu os títulos com a intenção de carregá-los até o vencimento. Nós da Solutio Investimentos vemos essa nova atualização como bastante positiva, já que passa mais transparência ao investidor.

Diante disso, nossa recomendação é que todos mantenham a calma e entendam que a mudança ocorre apenas no extrato e não na rentabilidade dos investimentos. 

Conte sempre com nossos profissionais na hora de fazer levantamentos, cálculos e decidir por vender ou segurar um título.

 

 Quer iniciar seus investimentos com a Solutio e contar com um assessor de investimentos para investir melhor? Então preencha este formulario que um assessor da Solutio Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!

Invista com a Solutio

Possui conta na XP?

Escolha a sua assessoria