XPCA11: o fundo de investimento imobiliário que investe no agronegócio brasileiro

A FORÇA DO AGRO 

 

O mundo vai precisar muito do Brasil nos próximos anos. A agricultura mundial terá de ampliar em 70% a produção de alimentos até 2050, para atender às necessidades de uma população estimada de 9,7 bilhões de pessoas. 

O Brasil já é um grande produtor de alimentos e a expectativa é que contribuirá com 40% da demanda adicional futura de alimentos do planeta.

A estimativa é que em 2022, o PIB do agro deve subir 2,4%, na comparação com 2021. Esse setor de grande importância para o País, já possui alguns tipos de investimentos bem tradicionais. É o caso do CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e das LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio).

Além, é claro, dos Contratos Futuros Agrícolas, negociados na Bolsa de Valores (B3), sendo os mais tradicionais: café, soja, milho e boi. 

Em março de 2021, foi criado o Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais), que objetiva proporcionar a qualquer pessoa acesso aos investimentos, sem precisar estar diretamente inserido no ambiente do agro. Existem algumas modalidades de Fiagros, você pode conhecer mais sobre Fiagro, acessando este material.

A XP Investimentos, lançou recentemente um Fiagro da modalidade de investimentos imobiliários, vamos conhecer mais do XPCA.

XP CRÉDITO AGRÍCOLA FIAGRO – XPCA, O QUE É? 

O XPCA é um fundo de investimento imobiliário (FII), registrado na Bolsa de Valores (B3) com o ticker XPCA11 (XP Crédito Agrícola). Possui uma gestão ativa e é administrado pela XP Investimentos. 

O objetivo da política do fundo, XPCA, é auferir ganhos pela aplicação de seus recursos em ativos financeiros com lastros do agronegócio, tais como CRA, LCA, cotas de FI Agros e FIDCs Agro. 

Investir em um fundo Fiagro é uma aplicação do capital no agronegócio brasileiro, um dos setores que mais colabora para o crescimento do PIB. 

QUEM PODE INVESTIR EM XPCA11?

O XPCA11 é voltado para investidores qualificados, aqueles com patrimônio declarado e investido, maior de R $1MM. 

Na data desta publicação o valor da cota era de R$ 10,37. 

Em termos financeiros, o Patrimônio Líquido do XPCA11 é de R$ 134,12M distribuídos em 14.092.466 cotas. O FII possui 10.571 cotistas.

PORQUE INVESTIR NA XP AGRO:

O setor do agronegócio possui participação significativa na economia brasileira. Por isso, apresentamos algumas das vantagens de investir na XPCA11: 

 

  1. Diversificação de Risco: Ativos nos diversos segmentos do setor do agronegócio
  2. Benefício Fiscal: Isenção de IR sobre rendimentos distribuídos para pessoas físicas
  3. Acessibilidade: Tickets acessíveis para Investimentos no setor do Agronegócio
  4. Gestão Profissional: Time de investimentos com experiência no setor de CRA e agronegócio
  5. Liquidez: Cotas negociadas em Bolsa Liquidez no mercado secundário

 

A regulamentação dos Fiagros que investem em ativos imobiliários, como é o caso da XPCA11, seguirão as regulamentações dos FIIs:

  • A receita do investimento é periodicamente distribuída para os cotistas;
  • Pessoas físicas estão isentas de imposto de renda distribuídos pelo FIAgro, desde que: (i) As cotas do FIAgro sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado, (ii) o fundo escolhido possua, no mínimo, 50 (cinquenta) cotistas.

COMO INVESTIR?

Investir em FIIs com a XP é muito simples, veja: 

  1. Abrir a sua conta (é 100% online e gratuito);
  2. Transferir seu capital;
  3. Escolher o ativo que deseja. 

 

Tudo isso pode ser feito direto do seu celular. Você paga ZERO de corretagem para aplicar em fundos imobiliários. 

O melhor ainda está por vir. Você não precisa fazer isso sozinho, pode contar com a ajuda de um assessor de investimentos da Solutio.

 

CONCLUSÃO

Você pode continuar aprendendo mais sobre os investimentos em agronegócio, veja os conteúdos que separamos para você:

Fiagro: Agro é top, agro é tech, agro é investimento

Por Diane Baronio

Invista com a Solutio

Possui conta na XP?

Escolha a sua assessoria