Saiba como obter vantagem sobre o governo! Isso mesmo, o tesouro direto está entre os principais investimentos do mercado financeiro, sendo uma ótima opção de renda fixa. 

Conheça agora como ele funciona e como investir!

 

O QUE É TESOURO DIRETO?

O Tesouro Direto é uma parceria criada em 2002 pelo Tesouro Nacional e a nossa Bolsa de Valores. A plataforma negocia os Títulos Públicos Federais (TPF), dando a chance ao investidor de negociar com o próprio governo.

 

COMO FUNCIONAM OS TÍTULOS DO TESOURO

Nessa modalidade de investimento, o governo tem um débito com o investidor. Isso porque ao investir, você estará emprestando dinheiro a ele, que em troca, lhe oferecerá uma taxa de remuneração. Essa taxa dependerá de uma série de fatores e é claro, do tipo de título escolhido. 

Há títulos com remuneração estipulada na hora da compra, assim como remunerações que dependem da performance do título ao final do vencimento. Há também diferentes prazos, indicadores, formas de pagamento, etc. 

O dinheiro adquirido pelo Governo financiará atividades governamentais assim como projetos criados pelo órgão público. 

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TÍTULOS 

  • TESOURO PREFIXADO

Também conhecido como Letra do Tesouro Nacional (LTN), o prefixado determina no ato da compra qual a taxa que remunera o investidor ao final do prazo do título. O ponto positivo aqui é a certeza do quanto você irá receber, levando o título até a data de vencimento. 

Esse investimento é indicado ao investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia ou que a taxa de inflação, que são indicadores dos papéis pós-fixados.

A LTN faz o pagamento sempre no vencimento do papel. Porém, você pode optar pelo recebimento do dinheiro a cada 6 meses. O que chamamos de cupom. Essa versão do prefixado se chama Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Conhecido também como NTN-F. 

Esse papel entrega semestralmente cupons, que são parte do seu retorno. No final do prazo, o investidor recebe a parcela faltante do que a princípio fora estabelecido. 

 

  • TESOURO SELIC

Também é conhecido como Letra Financeira do Tesouro (LFT). Diferente do prefixado, a remuneração do Tesouro Selic dependerá da performance da Selic ao final do prazo do papel escolhido. Por isso é importante estudar um pouco a nossa taxa para saber quando investir nesse título. 

Apesar disso, ele não é um papel tão volátil. Muitas pessoas o utilizam como reserva de emergência. Isso porque se você precisar retirar o dinheiro investido antes do prazo receberá um valor de retorno até a data de retirada. 

 

  • TESOURO IPCA+ 

Diferente dos dois papéis acima, o Tesouro IPCA, ou NTN-B Principal, tem uma remuneração híbrida. Parte do retorno é prefixado e parte indexado ao IPCA, nosso índice inflacionário. 

A parte boa aqui é que investindo nesse título o investidor se protege contra a inflação que com o tempo pode corroer o poder de compra do seu dinheiro.

Além disso, assim como o prefixado, o Tesouro IPCA tem a variação em juros semestrais. Os chamados TESOURO IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B), que funcionam da mesma forma que as NTN-F no que tange aos pagamentos de cupons. 

 

VANTAGENS DO TESOURO DIRETO

Sem dúvidas a plataforma e os títulos possuem inúmeras vantagens:

  • VALOR MÍNIMO: O investimento mínimo nos Títulos Públicos Federais inicia a partir de R $30,00, se tornando um dos títulos mais acessíveis do mercado. 
  • SEGURANÇA: Os títulos do governo são os títulos mais seguros disponíveis, pois a garantia é soberana, ou seja, do próprio governo. 
  • LIQUIDEZ: Todos os papéis são extremamente líquidos, ou seja, você pode retirar quando necessário, mas precisa atentar-se para o momento do resgate, visto que, a rentabilidade é garantida se levada até o vencimento.  

 

TRIBUTAÇÃO

Os títulos do Tesouro Direto seguem a tabela regressiva do imposto de renda, a mesma utilizada em outros produtos de renda fixa. Isso significa que quanto mais o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada. 

É válido ressaltar que para resgates abaixo de 30 dias incide-se a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Iniciando em 96% para resgate após um dia e vai reduzindo a 0% até o vigésimo nono dia. Mesmo que o investidor planeje resgatar o dinheiro no curto prazo, para evitar a cobrança de IOF, o ideal seria deixar o dinheiro investido ao menos 30 dias. 

 

COMO ESCOLHER O MELHOR TÍTULO

Primeiramente, todos eles são os títulos mais seguros de investir. Por se tratar de renda fixa, são papéis menos voláteis. Em geral, muitas pessoas utilizam os títulos do Tesouro como reserva de emergência pela liquidez. 

Se você está pensando em projetos a longo prazo, talvez um prefixado faça mais sentido, visto que você sabe exatamente qual será o retorno do título. Agora, se a sua ideia for se proteger da inflação, sem correr o risco da renda variável, o Tesouro IPCA é uma excelente opção. 

Como você pôde perceber, a preferência dos papéis varia conforme o seu planejamento financeiro. Para investir de acordo com o seu perfil de investidor, considerando tempo e momento de vida, conte com a nossa equipe de especialistas e obtenha mais segurança na hora de investir. 

 

Ficou interessado no Tesouro Direto? Esta é apenas uma das muitas opções de investimento que existem no mercado. 

 

CDI e CDB, você conhece a diferença?

Invista com a segurança da renda fixa.

Por Diane Baronio

Invista com a Solutio

Possui conta na XP?

Escolha a sua assessoria